10 novembro 2011

rené char / o barulho do fósforo




Fui educado entre as fogueiras, junto a brasas que não acabavam em cinzas. Nas minhas costas o horizonte móvel de uma janela cor de açafrão reconciliava a penugem castanha dos canaviais com o plácido pântano. O Inverno favorecia a minha sorte. As achas caíam sobre esta frágil ordem mantida em suspenso pela aliança do absurdo com o amor. Ora me sopravam na cara o abrasamento ora uma fumarada acre. O herói doente sorria-me deitado na cama quando não fechava os olhos para sofrer. Perto dele terei aprendido a ficar em silêncio? A não impedir o caminho do calor cinzento? A confiar a lenha do meu coração à chama que o conduziria até às centelhas ignoradas dos enclaves do futuro? As datas apagaram-se e não conheço as convulsões do compromisso.




rené char
sete apanhados pelo inverno
contos da balandrane
este fanático das nuvens
trad. y. k. centeno
livros cotovia
1995



Sem comentários: